6 de out. de 2009

Cama de Gato é ótima para as 8

O primeiro capítulo de Cama de Gato foi ao ar ontem, e já está disponível para acesso na Globo.com. A novela é ágil, dinâmica, polêmica e fascinante para quem gosta de tramas rápidas, com temática moderna. O que, na minha opinião, é o público de novela das 7 e das 8, não das 6. A Globo colheu os louros com Paraíso, que frequentemente alcançava 30 pontos. Cama de Gato estreou com 24. Esta fuga de telespectadores é normal; o problema é acreditar que eles vão voltar. Foi assim com Negócio da China.

Porém, o horário das 6 é uma incógnita até hoje. Não se sabe muito bem quem são as pessoas que estão do outro lado da tela, se é que há uma maioria a ser definida. Pode haver uma mistura de públicos, que se separam em programas policiais, séries e jornalísticos.

O sucesso de Paraíso, na minha visão, aponta que o público das 6 é formado por donas de casa e senhores, que se interessam por novelas com temática rural. Mas é só um palpite, pois nem os experts em TV sabem. O público das 6 está inserido em uma nova realidade. Antes, às 18h, a família brasileira já estava em casa, pronta para assistir à TV. Hoje, às 18h, muitas estão trabalhando, presas no trânsito, em momentos de lazer ou, simplesmente, utilizando outras mídias.

Voltando à Cama de Gato, a história é muito bem escrita e, creio, a ideia da emissora é prender o público de Malhação. Mas, mesmo com um excelente trabalho, o tiro pode sair pela culatra, por puro erro de alvo.
E você? Viu a estreia de Cama de Gato? Se não viu, o que acha da estratégia da Globo em escalar novamente novelas contemporâneas para o horário? Opine.

Liga
Viver a Vida, da Globo. Manoel Carlos sabe escrever uma novela e, principalmente, construir personagens. Destaque também para a trilha sonora, com diversas regravações.

Desliga
No comercial do Expansão SP (no ar, obviamente, apenas para São Paulo). A propaganda, que tem Dan Stulbach em cima do mapa do metrô, termina com figurantes dançando em uma estação de trem. Você já viu isso no filme Quem Quer Ser um Milionário? Você já viu isso na abertura do Show da Gente, do SBT? Você já viu isso em dezenas de outros lugares? Só os publicitários é que não se cansaram disso ainda.

Nenhum comentário: