5 de out. de 2009

Domingo é o novo calcanhar de Aquiles da Globo

Atende por “domingo” o novo calcanhar de Aquiles da Globo. O que, antigamente, se limitava a Faustão e Gugu, hoje jogam na arena Eliana, Pânico na TV, Domingo Espetacular, entre outros. Analisando os números do último domingo (4), a diferença de audiência entre as emissoras durante o dia é muito pequena.

Na parte da manhã, o Domingo Legal abre os trabalhos no SBT e disputa, a partir das 11h, com o Esporte Espetacular e com filmes na Record. O resultado foi 12 (Globo), 10 (SBT) e 8 (Record). Eliana segurou a vice-liderança, com 11 pontos (Record, 10; Globo 17). As tardes, muito por causa do futebol, dão um respiro à programação global e coloca a audiência de Faustão no alto. Vale lembrar que Eliana e Domingo Espetacular já ficaram alguns domingos em primeiro lugar, enquanto disputavam com Faustão.

O problema (da Globo) e a alegria (das outras emissoras) acontecem a partir das 20h, quando começam o Programa do Gugu, Programa Sílvio Santos e o Pânico na TV (às 20h45). Das 20h a 0h, o placar foi 18 (Globo), 13 (Record), 11 (SBT) e 9 (RedeTV!). O curioso é que as audiências variam pouco, mostrando que todos os programas têm um público cativo. Apenas o “zapear” do controle remoto é que afeta a audiência. Por isso, todos estes programas tiveram o seu momento de liderança no ibope neste domingo. Quando analisados separadamente, os programas crescem alguns pontos; o que leva a matérias como “Programa X na liderança”. Não que seja mentira, mas não corresponde à verdade absoluta.

Quem perde com isso é unicamente a Globo, que vê um dos ícones de sua audiência, o Fantástico, naufragando. Enquanto o programa esteve no ar deu 20 pontos, a menor audiência da história. Estes pontos não fugiram para outras mídias, e sim para outras emissoras. Foram 37 pontos que a Globo deixou de ganhar: Record (13) + SBT (10) + RedeTV! (12) + Band (2).

A concorrência hoje está mais forte do que nunca, e o domingo não é mais território dominante da Globo. Isso é saudável para o público, que recebe atrações diversificadas em sua casa e pode escolher o que mais agradar. Que esta guerra se alastre por toda a programação semanal.

Liga
No SBT Brasil. Carlos Nascimento deu ao telejornal a cara do SBT (o que, sim, é bom) e tirou o tom sisudo dos jornais exibidos no mesmo horário. Nascimento conversa naturalmente e moderadamente com os repórteres, faz brincadeiras com Karin Bravo (companheira de bancada) e informa de maneira clara e concisa.

Desliga
Fala Brasil, da Record. O telejornal é interessante, mas a obrigatoriedade das âncoras de SEMPRE comentar a notícia irrita. Conforme dito acima, esse recurso é bom quando usado com moderação, já que há notícias que não precisam de comentário.

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