2 de out. de 2009

A história salva; o elenco, não.

Não concordo com as pesquisas que apontam que o fracasso de Bela, A Feia seja apenas por causa da história, mais conhecida que o Pelé. A novela, parceria da Record com a Televisa, tem problemas que vão muito além da trama que, aliás, faz sucesso no seriado americano Ugly Betty e fez na novela A Feia Mais Bela, exibida pelo SBT.

Na novela da Record, o grande erro é a protagonista Gisele Itiê. Nas adaptações exibidas no Brasil, Ana María Orozco (Betty, a Feia – Rede TV!), Angélica Vale (A Feia Mais Bela – SBT) e America Ferrera (Ugly Betty – SBT) entenderam o espírito da personagem: inteligente, sincera, agradável e, sim, charmosa e bonita (não fisicamente). Faltou bossa à Bela, de Itiê; a atriz carregou demais em trejeitos como a voz anasalada, a fala embolada e as costas arqueadas (detalhes que só transmitem fragilidade, característica que Betty não tem).


As subtramas também não disseram a que vieram. O núcleo infantil é completamente sem propósito, as crianças surgem sem história. Quem ainda segura a novela são Bárbara Borges e Simone Spoladore, atrizes experientes que souberam moldar seus personagens. No quesito audiência, a novela oscila entre 6 e 9 pontos, revezando na vice-liderança com as séries do SBT; aliás, boa concorrência no horário, já que são produtos reconhecidos mundialmente por sua qualidade. Vem aí, em breve, The Mentalist. Será uma boa guerra.


Erros acontecem em qualquer novela, e a Record faz muito bem em arriscar. A próxima trama da parceria com a Televisa será Sin Tetas No Hay Paraíso (Sem seios não há paraíso) – a assessoria não confirma. A trama conta a história de uma jovem de classe média que, por amor, ingressa no mundo do narcotráfico e da prostituição de luxo, para conseguir dinheiro para implantar próteses de silicone. Pelo ineditismo, tem tudo para dar certo, desde que as escolhas de elenco sejam boas e pautadas no talento.

E você? O que acha de Bela, A Feia? Comente!

Liga
Em Amor e Sexo. O programa é uma grande surpresa, e fala sobre sexo sem ser vulgar. Fernanda Lima contribui muito para manter o nível da atração. Destaque para o strip-poker, com famosos que não têm problema algum em falar sobre o tema.

Desliga
No Hoje em Dia. O programa, que já foi um dos melhores da televisão por discutir assuntos de interesse geral, caiu na vala da audiência fácil e apela para subcelebridades atravessando uma passarela(?). Inutilidade pura.

Nenhum comentário: